sexta-feira, 8 de setembro de 2017

O preço da Rebeldia


O pecado de Nadabe e Abiú !  

Em Lv 10:3 a Bíblia nos mostra a forma pela qual Nadabe a Abiú foram penalizados como também a gravidade de seu pecado. Mas afinal qual foi o pecado que eles cometeram? A Palavra de Deus em Lv 10:1 diz que eles ofereceram fogo estranho perante a face do Senhor. Mas o que seria esse fogo estranho ? No mesmo cap. (9:24) diz que eles acenderam seu incensário não com fogo do altar, que tinha sido recentemente aceso pelo Senhor , e que daí por diante devia ser usado tanto para oferecer o sacrifício como para queimar o incenso, mas com fogo tirado de outro lugar, e por não ter tirado do altar, esse fogo é chamado fogo estranho. Nadabe e Abiú devem ter pensado que o fogo do altar era igual a qualquer outro, afinal de contas todo fogo queima, não importando de onde ele seja tirado. Mas eles se enganaram , porque não era da competência deles decidir qual fogo deveria ser usado. O que eles tinham que fazer era prestar culto exatamente da forma que o Senhor tinha dito. Além disso , Deus já tinha estabelecido a forma pela qual o incenso devia ser queimado (Ex 30:1-10). O incenso tinha que ser queimado todas as manhãs, quando as lâmpadas fossem preparadas ( apagadas e enchidas para serem usadas novamente ao anoitecer) e no final da tarde. Mas Nadabe e abiu não seguiram essa ordem de Deus e puseram fogo em seus incensários quando o povo estava prostrado diante da glória do Senhor (9:23-24). Contextualizando esta mensagem da palavra de Deus, podemos afirmar que não se pode permitir que o homem introduza suas idéias ou modifique o culto a Deus. Todos os esforços do homem só pode ter como resultado a apresentação de fogo estranho ao Senhor, ou seja um culto falso. As melhores tentativas não passam de invencionices humanas e abominação aos olhos de Deus.O modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por Ele mesmo, por isso que Ele não pode ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens, ou sugestões do inimigo de Deus, nem também sob qualquer representação visível ou outro modo qualquer que não seja prescritas nas Sagradas Escrituras.Talvez , eu não sei, mas você caro leitor possa indagar: Mas irmão a Bíblia diz em 2Co 3:17, “onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”, mas eu digo que esta liberdade está vinculada com o Espírito do Senhor e Ele nos deu as Sagradas Escrituras os parâmetros que orientam a adoração cristã. Somos livres, no Espírito, para fazer a vontade de Deus, a liberdade para contrariar a vontade de Deus , nunca procede do Espírito.
E hoje em nossos dias percebemos com clareza que muitos cultos prestados são apenas fogo estranho , e as pessoas que o prestam só não são consumidos imediatamente pela ira de Deus como Nadabe e Abiú, porque Deus em sua misericórdia, os tem suportado. Nesta reflexão relato os princípios não meus, mas de Deus na Sua Palavra:
1-Primeiro princípio : O culto cristão tem que ser cristocêntrico, isso quer dizer que Cristo tem que ser o centro do culto cristão.Mas hoje o que se vê é o culto antropocêntrico , isso é, o culto tem o homem como centro das atenções, nestes cultos a mensagem precisa agradar o homem, os cânticos dão ênfase à satisfação humana, a doutrina anuncia a satisfação das necessidades materiais e por aí vai. Neste culto Jesus é apenas um nome usado para rechear uma doutrina corrompida baseada na imaginação humana, só isso.
2-Segundo princípio: A Adoração é uma resposta à Graça de Deus. O culto cristão é uma resposta à Graça que primeiro veio ao homem, salvou-o e capacitou-o a respondê-la, em 1 Jo 5:19 diz: nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.A iniciativa é de Deus (Jo 4:23).
3-Terceiro princípio: O adorador deve oferecer a Deus as suas primícias, ou seja nenhum adorador podia comparecer diante de Deus com as mãos vazias, leia em Êxodo e Levítico este princípio.
4-Quarto princípio: O culto cristão é realizado em todas as dimensões da vida do adorador, muitos confundem até hoje este princípio. O culto cristão que é o nosso culto racional (Rm 12:1-2) é confundido com a igreja ou com o culto público.Você já não ouviu isto: o crente diz que vai ao culto , quando na verdade ele vai à igreja prestar um culto público ou comunitário. Ninguém pode ir ao culto porque o culto não fica em determinado local, ele não fica restrito as paredes do templo. Lembre-se da mulher samaritana em (Jo 4:20-21-24). O ensino bíblico é que o culto cristão é uma vida de constante serviço e obediência a Deus. Por isso, para encerrar , a adoração cristã é regida por certos princípios, fora dos quais não é possível prestar a Deus um culto verdadeiro. Estes princípios foram transmitidos pelo próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, nas Sagradas Escrituras, e cabe a nós como adoradores salvos pela Graça somente obedecer estes princípios para não cairmos no mesmo erro de Nadabe e Abiú.