Na época de Neemias, os muros de Jerusalém estavam completamente destruídos e a cidade não tinha mais nada, a não ser um monte de pedras sobre pedras. E a igreja estava totalmente afastada dos caminhos do Senhor, sem nenhuma pessoa firme para testemunhar do Deus vivo. Que situação terrível! A opressão ao redor de Israel era tão grande que todos aqueles que queriam reconstruir suas vidas, eram zombados e desestimulados a trabalhar.
E o que Deus fez para acabar com tanta destruição, humilhação e falta de esperança daquele povo? Será que Ele enviou um exército de homens fortes e valentes para ajudá-los? Não!!! Deus levantou apenas um homem - Neemias. Mas afinal, quem era esse homem?
Neemias era uma pessoa comum, que servia como copeiro do rei da Pérsia, no meio de pessoas ímpias, que ignoravam a Palavra de Deus. Mas ele não se contaminou com a maldade que estava ao seu redor. No meio de tanto pecado, imoralidade, sensualidade e ausência de Deus, Neemias permaneceu firme na caminhada santa com Deus. E quando ouviu falar que Jerusalém estava destruída, ele ficou extremamente triste e sem forças para fazer qualquer coisa. Mas esse fardo pesado que entrou no seu coração, fez com que ele passasse a maior parte do tempo todo orando, jejuando e chorando. Ele estudou a Palavra de Deus com intensidade, sempre buscando entender o porquê de tudo aquilo ter acontecido. Até que, no tempo certo, Deus lhe abriu uma porta, de forma sobrenatural, para que ele fosse ajudar o seu povo a reconstruir os muros destruídos.