segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Legalismo e liberdade cristã



A suprema revelação da verdade do evangelho estar em uma pessoa O MESSIAS, E não em código de leis, rituais e costumes de denominação ou  igreja evangélica.

A experiência da FÉ CRISTÃ é demonstrada pelos frutos e não pela obediência a um código legal inventado por qualquer religião ou igreja.


NÃO EXISTE SAN DOUTRINA SEM BONS COSTUMES

Esta frase me dar exatamente a ideia que os fariseus fizeram nos tempos bíblicos. Deus deu a Lei, mas eles inventaram mais de 600 regras para ajudar a Deus. Porque a lei não é suficiente, a sân doutrina não é suficiente. Ela precisa de ajuda de alguns dogmas ou de algum costume da igreja.

A palavra bom costume colocada isolada parece ate uma coisa boa, mas o que é bons costumes para muitos que estão dentro dessas denominações? É o cabelo das irmãs, é o vestido, é o batom, é a maquiagem, é o brinco, é a calça comprida, mas se falassem de bons costumes de amar, perdoar, de ser integro, de ser honesto, eu ficaria calado com esta frase.


Quando estes falam isso, eles colocam os costumes na paridade da doutrina e eu provo. Vamos lá. Tem crentes excluídos por causa desses costumes, tem crentes disciplinados por causa desses costumes e não pode ter cargo na igreja por causa desses costumes, então equipararam os costumes a sãn doutrina.
Mas esquecem de que a sãn doutrina não precisa de bengala e nem Moleta de denominação nenhuma, ela tem um poder próprio da palavra de Deus e da revelação de Jesus.

Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
João 15:8

Para que eu seja chamado de discípulos de cristo e para Deus ser glorificado, eu preciso produzir frutos. Não confunda com o fruto do espirito, falo de frutos. É tudo aquilo que faço de bom apartir do momento que fui transformado pelo evangelho.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
João 15:16

Então é aquele que guarda os mandamentos de Deus e não os dogmas feitos por qualquer instituição.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:21

Olha o que os legalista de hj usam na bíblia pra te convencer a ficar debaixo de cadeia de homens.

Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus.
Deuteronômio 22:5


Você já tentaram ver como era os trajes dos judeus nesta época? Todos usam literalmente vestidos e o que diferenciava era os acessórios usados.
E se você quer viver segundo a lei então vejamos:
Quando um homem tiver duas mulheres, uma a quem ama e outra a quem despreza, e a amada e a desprezada lhe derem filhos, e o filho primogênito for da desprezada,
Será que, no dia em que fizer herdar a seus filhos o que tiver, não poderá dar a primogenitura ao filho da amada, preferindo-o ao filho da desprezada, que é o primogênito.

Deuteronômio 21:15-16 

PODE TER 2 MULHERES, PRONTO TA NA BÍBLIA. VAMOS SEGUIR TBM.

VAMOS SEGUIR A LEI, É BOM. VEJA ESTA.
Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos,
Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar;
E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão.
Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.

Deuteronômio 21:18-21  

MANDAR MATAR O FILHO REBELDE, TA  NA LEI, TEM QUE SEGUIR. QUER VIVER SEGUNDO  A LEI, ENTÃO NÃO PODE CORTAR A BARBA.

Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.
Levítico 19:27
Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.
Levítico 21:5

QUER VIVER SEGUNDO  A LEI, ENTÃO A SUA MULHER NÃO DEVE SAIR DE CASA DEPOIS QUE TEVE SEU FILHO, SE FOR HOMEM ELA NÃO DEVE PISAR NA IGREJA 40 DIAS, E SE FOR MULHER 80 DIAS. TA ESCRITO
Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.
E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.
Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.

Levítico 21:2-5

QUER VIVER SEGUNDO A LEI , ENTÃO NÃO LEIA ISTO
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Tiago 2:10

E RETOMANDO PAULO FALA.
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.

Gálatas 3:10-11

Colegas pastores, se você coloca a igreja debaixo de legalismo e costumes doutrinários, você esta vivendo debaixo de maldição. É o que ta na bíblia.



Mas ainda eles usam textos prediletos no NT, mas sabendo disso não ia deixar passar tbm.
Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;
Considerando a vossa vida casta, em temor.
O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;
Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.
Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;
Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

1 Pedro 3:1-6

Muitos usam este texto pra por dogma e ainda a aprisionar as mulheres e a igreja. Mas analisando a semântica o texto , ele não ta proibindo os enfeites, ele ta dizendo qual é a prioridade. E a prioridade é um espírito manso e quieto, submissa ao marido.

Eu não posso ser admirado pelo mundo, pelo terno que uso ou pela minha gravata ou uma marca de uma roupa. Mas tenho mais valores para isso. Esse povo nem pra legalista presta.
Se a mulher não pode usar brinco, então ela não pode usar coque, nem frisar o cabelo, nem uma peça de adorno e nem vestido novo. E ainda de quebra tem que chamar o marido de senhor.  As mulheres desses legalistas fazem isso?  Querem ser legalistas? Se já ta na miséria da maldição então façam direito.

Quer ver outro texto que elas usam no NT e deturpam?
Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

1 Coríntios 11:13-16


Você já se perguntou porque esta passagem não em nenhum outro lugar? E nem faz referencia a mesma. Para poder virar doutrina teria que confirma isso em outras passagens e ou livros.
Isso é principio da hermenêutica, se não vamos deturpar a bíblia. Se você pegar este texto e usar para doutrina, você vai ta criando uma heresia. Em corinto as prostitutas andavam de cabeça raspada, em corinto uma mulher de cabelo curto era sinal de 2 coisas: punição de adultério ou luto porque o marido morreu. Mas se isto vira doutrina, logo estar afirmando que Deus é preconceituoso, porque as mulheres negras por natureza o cabelo não cresce. E nem atentam para a ultima palavra que paulo fala: nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

Mas vamos ver o que esta escrito:
As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.


1 Coríntios 14:34-35

Então Paulo é contraditório. Porque ele disse que as mulheres podem profetizar e já nesse as mulheres tem que ficarem caladas. Se estes legalistas que proíbem as roupas e adornos das mulheres, então os senhores deveriam tbm proibir as suas mulheres de falar na igreja e de subir em vossos púlpitos. Deveriam então proibir as festas das irmãs e usarem o microfone.
Na igreja de corinto as mulheres estavam perturbando a ordem do culto de fazendo questionamentos abertos.
Esses hipócritas nem pra legalistas prestam. Quer fazer doutrina em cima de versículo isolado pode fazer, mas faz a besteira bem feita pelo menos.

Eles que querem seguir lei judaica, deveriam ser coerente naquilo que dizem que creem. Mas eles estabelecem aquilo que querem seguir ou não, eles determinam e acham o que é bom costume ou não. Ai me vem e indagam será que você não acha que alguns costume e regras ajudam a melhorar o desempenho da vida cristã? Bem, os fariseus tbm achavam isso e inventaram mais de 600 regras para ajudar ao povo a obedecer a lei de a Deus.


Mas eu tenho um texto áureo para isso:
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

Colossenses 2:20-23

Quem foi que te falou que ordenança humana, costume social ou religioso ajuda a santificação?

Características dos legalistas na bíblia.
E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;
Gálatas 2:4
E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
Gálatas 2:11

Falso, intrometido na vida alheia, espião de vida dos outros, dominadores (querem subjulgar os outros com suas ideias), hipócritas.

Diferenças do legalismo e da graça.
Legalismo: quer que todos sejam iguais, as diferenças os perturba, porque mostra seus defeitos e limitações.

Graça: se alegra com a diferença, sorrir para a variedade, e tem muito espaço para contradição de ideias.

Legalismo: manipula, intimida e reprimi.
Graça: faz-nos ser livres. Faz-nos aceitar o outro.

Aqui diz sou eu que diz o que é melhor na minha vida, não outro que vai dizer o que é santo ou não pra mim.
que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra,
1 Tessalonicenses 4:4
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão vale coisa alguma; mas sim a fé que opera pelo amor.
Gálatas 5:6

aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.
1 João 2:6

Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
1 Coríntios 3:11
Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão é coisa alguma, mas sim o ser uma nova criatura.
Gálatas 6:15

Então fico por aqui mas deixo uma pergunta.

Tornei-me acaso vosso inimigo, porque vos disse a verdade?
Gálatas 4:16