segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Paulo e os Judaizantes
PAULO E OS GÁLATAS
A carta aos Gálatas pode assim ser considerada como uma carta apologética, que faz variações sobre as estruturas básicas do discurso judiciário. Esta compreensão do texto escriturístico, naturalmente acarreta conseqüências para a sua interpretação.
O período que Paulo esteve em Éfeso e a subseqüente viagem através da Macedônia até Corinto são marcados, entre outras coisas, pela “preocupação… por todas as igrejas” (2ª Co 11.28). Essas palavras não expressam, simplesmente, a constante preocupação do apóstolo pelas igrejas cristãs, mas também fazem referência aos grandes problemas que surgiram nas comunidades, como provam Gálatas, Colossenses, Filemon. Os escritos paulinos nos deixam bem claro, acerca de posições polêmicas no campo missionário. A controvérsia a respeito da lei e de sua validade trouxe um transtorno para Paulo.
A frente judaizante, que pode ser identificada na exigência da circuncisão para os gentio-cristãos, com a conseqüência de um novo legalismo, atentava contra o acordo que fora feito pelo Concílio Apostólico. Paulo podia argumentar, com todo o direito, a partir de uma posição privilegiada, que se baseia nesse consenso geral de toda a Igreja, tentando preservar as comunidades de fundação gentio-cristã do anacronismo de recair no modo de vida de um grupo especial dentro do judaísmo.
Paulo teve que se defender sozinho contra estes adversários. Essa ameaça judaizante não surgiu propriamente no campo missionário Paulino. Foi aí um “produto” importado dos “ministros” judaizantes que vieram de fora dos campos da atividade paulina.
Os Judaizantes foram os principais perseguidores do apóstolo Paulo; acusavam no pregar contra a lei (At 21.28; Gl 2.4-5). Eles perturbavam as igrejas em Antioquia da Síria e na Galáxia, ensinando que os novos convertidos deviam viver como judeus para serem salvos (At 15.5). Parece que os tais apresentavam-se como enviados de Tiago (Gl 2.12). No entanto, apesar de haverem saído de Jerusalém, não se achavam autorizados a falar em nome de Tiago (At 15.24).
A carta aos Gálatas, como único escrito circular de Paulo, foi destinada a diversas comunidades e devia ser objeto de leitura nas celebrações litúrgicas (1ª Ts 5.27; Cl 1.4.16). A carta como costume da época - devia substituir a presença e a pregação do apóstolo. Com isso ele deseja agir de modo direto e estabelecer a unidade cristã.
Na carta aos gálatas, é um caso único que Paulo introduz a polêmica na abertura:
“Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos” (Gl 1.1).
Com isso, ele se defende de uma acusação (1.10). É necessário que Paulo utilize da autoridade do nome de Cristo e de Deus Pai, que são formulações de fé, para combater seus os inimigos do evangelho.
Deus “chamou” os gálatas, por meio do Evangelho de Cristo para o novo estado salvício (1.6s; 5.8), para o estado da “graça de Cristo” ou de “Deus” (1.6; 2.21; 5.4). Este estado fundamenta-se unicamente na “cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (6.14). Agora, contudo, existe o perigo de que os gálatas já tivessem caído dessa graça (1.6; 5.4), pelo fato de serem seduzidos pelos judaizantes (1.7; 3.1; 5.10), terem eliminado o escândalo da cruz (5.11), crendo que o evangelho ensinado por Paulo, precisasse de um complemento (5.3; 6.12).
O Evangelho que Paulo apresenta aos Gálatas (1.9), é o tema central apresentado na forma concreta do evangelho ensinado por Cristo Jesus.
“Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo” (Gl 1.11-12).
Paulo estava decepcionado com o fato de muitos recém convertidos estarem seguindo falsos mestres que ensinavam um “outro” evangelho (gr. heteros), isto é, “outro de um tipo diferente”.
“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gl 1.6).
Falsos mestres foram aos gálatas, procurando persuadi-los a rejeitar os ensinos de Paulo e aceitar “outro evangelho”. Os judaizantes, um grupo de judeu legalista da Igreja Primitiva, tentavam casar a mensagem da salvação em Cristo com o contexto da lei mosaica (Dt 4.2). Cristãos imaturos criam nos ensinos distorcidos dos judaizantes. Esses ensinos envolviam outros ensinos além da justificação pela fé. Falsos ensinos continuam sendo muito persuasivos. Paulo advertiu os gálatas que o evangelho que os pregadores estavam ensinando era “outro” (gr. allos) “um outro do mesmo tipo”, o verdadeiro evangelho, que vem de Deus, segundo Cristo, e não casado com a lei.
Este evangelho diferente consistia não somente em crer em Cristo, mas também ligar-se à fé judaica mediante a circuncisão (5.2), as obras da lei (3.5) e a guarda dos dias judaicos (4.10).
“Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gl 1.8).
A palavra “anátema” (gr. anathema) significa alguém que está sob maldição divina, condenado à destruição e que será alvo da ira divina e da condenação eterna. Aqueles que corrompem o evangelho, Paulo chama-os de “Anátema”, ou “maldito”. O fato de o apóstolo amaldiçoar duas vezes esses hereges mostra a seriedade do assunto. Estavam propagando outro evangelho, privando os cristãos da liberdade com que Jesus nos libertou, transferindo para o homem a honra e a glória que pertence exclusivamente a Deus, oferecendo a salvação por meio de recursos humanos. Eis porque Paulo foi tão contundente com esses hereges.
O apóstolo Paulo, inspirada pelo Espírito Santo, revela a atitude, de julgamento e indignação para com aqueles que procuram perverter o evangelho original de Cristo (v. 7) e mudar a verdade do testemunho apostólico. Igual atitude evidenciava-se Jesus Cristo contra os falsos líderes religiosos que rejeitavam em parte a Palavra de Deus, substituindo a revelação divina por suas próprias idéias e interpretações (Mt 23; Mc 7.6-9).
Malditos (“anátema”) são todos que pregam um evangelho contrário à mensagem que Paulo pregava de acordo com a revelação que Cristo lhe dera (vv. 11-12). Quem acrescenta ou tira algo do evangelho original e fundamental de Cristo e dos apóstolos, ficam sujeitos à maldição divina: “Deus tirará a sua parte do livro da vida” (Ap 22.18-19).
Deus ordena os crentes a defender a fé (Jd 3), a corrigir os errados com amor (2ª Tm 2.25-26) e a se separarem dos falsos mestres, pastores e outros que na igreja negam as verdades bíblicas fundamentais ensinadas por Jesus e os apóstolos ( Rm 16.17-18); 2ª Co 6.17). Essas verdades incluem: a salvação pela graça mediante a fé em Cristo como Senhor e Salvador efetuada pela expiação através de sua morte e do Seu sangue (Rm 3.24-25; 5.10).
1. Paulo na defesa do Evangelho.
“Catorze anos depois, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também a Tito. Subi em obediência a uma revelação; e lhes expus o Evangelho que prego entre os gentios, mas em particular aos que pareciam de maior influência, para, de algum modo, não correr ou de ter corrido em vão. Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se. E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir-nos à escravidão. Aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do Evangelho permanecesse em vós. (Gl 2.1-5).
Conheço poucas passagens que exponham mais ousadamente a influência prejudicial do farisaísmo. Segundo os ensinos de Paulo, os judaizantes não só perturbava o ensino genuíno do evangelho, mas também distorciam as verdades segundo o Novo Testamento. Estamos agora considerando aqueles que espreitam e escravizam os indivíduos que querem ser livres por Cristo.
Quatorze anos antes, o apóstolo Paulo recebera uma revelação direta de Deus, no sentido de que fora chamado para ministrar especialmente aos gentios. Pedro fora chamado para evangelizar especialmente os judeus. Uma grande dúvida surgiu do contado de Paulo com os gentios: O gentio deveria ser circuncidado para tornar-se cristão? Havia umas questões relacionadas com esse fato. Deveria ele manter certo tipo de alimentação? Deveria cumprir as tradições dos judaizantes? Deveria cumprir os preceitos da lei de Moisés? Deveria-se semelhante aos judeus? Em outras palavras, era necessário que Moisés completasse o que Cristo havia iniciado? Paulo nega isso enfaticamente. Assim sendo, ele apresentou o Evangelho de Cristo baseado na mensagem da graça. Não é de admirar que os gentios respondessem aos milhares. Isso levou os crentes judeus a ficarem um tanto nervosos, especialmente os que mantinham uma posição mais legalista quanto à salvação. O fluxo de tantos judeus convertidos perturbou-se bastante.
E lá se foram, então, para Jerusalém onde daria a reunião, levando em sua companhia Barnabé (um judeu circuncidado) e Tito (um gentio incircunciso), sendo ambos crentes no Senhor Jesus Cristo como Salvador. Paulo nos conta o que fez ao chegar:
“...lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma não corressem ou não tivessem corrido em vão” (Gl 2.2).
Isto nos assegura que ele chegou com uma atitude aberta, dizendo, com efeito: “Homens, quero que saibam que tenho ensinado as boas novas de Cristo segundo a graça. Estou certo ou preciso ser corrigido? A resposta deles foi, em suma: “Você está certo. Aprovamos essa mensagem”. Mas no terceiro versículo ele diz: “Mas nem Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se”.
Você acha que os judeus aceitaram isso calmamente? De forma alguma. Nem os judeus da era paulina e tampouco os da atualidade são receptivos ao Evangelho da graça.
“E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham, intrometido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que
Graça
1. A lei apenas condena o transgressor.
1. A graça redime.
2. A lei define o pecado.
2. A graça nos concede o temor (sem medo para abandoná-lo).
3. A lei é intransigente punitiva
3. A graça é libertadora.
4. A lei condena.
4. A graça soluciona.
5. A lei não perdoa.
5. A graça não só perdoa como elimina a culpa e ameniza a culpa do pecado.
6. A lei aprisiona.
6. A graça regenera.
7. A lei mata.
7. A graça renova a vida e a esperança.
8. A lei não pode transformar o pecador.
8. A graça santifica libertando o homem do poder do pecado.
9. A serve para que evitemos o pecado.
9. A graça serve para que vençamos o pecado.
10. A lei enfatiza o castigo.
10. A graça enfatiza o relacionamento com o Pai.
11. A lei veio por um homem, Moisés.
11. A graça veio pelo Redentor, Jesus Cristo.
sexta-feira, 7 de abril de 2017
Minhas Ovelhas
" Mas vós não credes,porque não sois das minhas ovelhas,como já vo-lo tenho dito." Jo 10.26
Jesus nesse simples texto nós ensina que nem todos são suas ovelhas. As ovelhas do Senhor tem algumas caracteristicas que as diferenciam das demais veja; suas ovelhas ouvem sua voz, elas são conhecidas do Senhor e elas o seguem. V27
Para essas o Senhor tem reservado a vida eterna, não vão perecer e ninguém as arrebatá de suas mãos. V28
Ovelha
1- Ouve a voz do Senhor
2- É conhecida dele
3- Elas o seguem
Para essas o Senhor tem reservado a vida eterna, não vão perecer e ninguém as arrebatá de suas mãos. V28
Ovelha
1- Ouve a voz do Senhor
2- É conhecida dele
3- Elas o seguem
Jesus nós ensina que para segui-lo é necessario obedece-lo, Muitos ouvem e não obedece, Muitos o seguem e não o obedecem, para ser conhecido dele é necessário obedece-lo...
Jesus te chama hoje...para ser sua ovelha.
Jesus te chama hoje...para ser sua ovelha.
Bispo Daniel Rocha.
domingo, 2 de abril de 2017
Prosperidade
Prosperidade na vida do crente é consequencia e não uma meta
Nosso alvo tem que ser sempre Jesus ( Salvação)
Nosso alvo tem que ser sempre Jesus ( Salvação)
Prosperidade vai muito mais além do que ter o bolso cheio, a prosperidade que o Senhor nós reservou não é a mesma que tem sido apresentada por alguns super homens de Deus, cuidado para vc não se tornar um crente hedonista e narcizista, a palavra nos diz: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, tende bom ânimo assim como eu venci vos também vencereis, não sejais como os gentios que vive se preocupando com o dia de amanhã, busque meu Reino, minha justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas...Shalom a todos
VOCÊ SABE PORQUE PAULO DISSE QUE PODIA TODAS AS COISAS NAQUELE QUE O FORTALECIA?
Paulo dizia que sabia o que era estar abatido,ter fartura e também ter fome,sabia também ter abundância e padecer necessidade...aí sim ele dizia que tudo podia ter naquele que o fortalecia(Fp 4.10-13).
O mal do povo é que só gostamos do nosso Salvador e não do nosso Senhor.Para muitos,o evangelho só serve quando está nos satisfazendo,mas quando ele exige de nós...até heresia é considerado.
A palavra do Reino não pode ser substituído pela do homem,que busca a palavra de Deus como uma ferramenta para encher igrejas.
JESUS NÃO FEZ ISSO!
Jesus falou de um homem que tinha muitas propriedades a ponto de não ter lugar para armazená-las.Esse homem edificou um outro celeiro e depositou ali os seus bens e disse:"Alma,tens em depósito muitos bens para muitos anos:descansa,bebe,come e folga.Mas Deus lhe disse:Louco,esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será?ASSIM É AQUELE QUE PARA SÍ AJUNTA TESOUROS E NÃO É RICO PARA COM DEUS".Lc 12.13-21.
Mas alguma coisa a questionar?
Para encerrar esse assunto,ouvi um tele-pastor dizer que nesses últimos dias da igreja na terra,Deus está preocupado em derramar bençãos materiais sobre o seu povo(tsi,tsi,tsi).Sinceramente pessoal,a palavra de Deus diz que nos últimos dias o amor de muitos se esfriariam e que a apostasia tomaria conta do mundo...será mesmo que Deus está preocupado com bençãos materias?Tirem suas próprias conclusões!
Frente a isso eu termino dizendo que "o Reino de Deus não é comida nem bebida,mas justiça e paz e alegria no Espírito" Rm 14.17.
A palavra do Reino não pode ser substituído pela do homem,que busca a palavra de Deus como uma ferramenta para encher igrejas.
JESUS NÃO FEZ ISSO!
Jesus falou de um homem que tinha muitas propriedades a ponto de não ter lugar para armazená-las.Esse homem edificou um outro celeiro e depositou ali os seus bens e disse:"Alma,tens em depósito muitos bens para muitos anos:descansa,bebe,come e folga.Mas Deus lhe disse:Louco,esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será?ASSIM É AQUELE QUE PARA SÍ AJUNTA TESOUROS E NÃO É RICO PARA COM DEUS".Lc 12.13-21.
Mas alguma coisa a questionar?
Para encerrar esse assunto,ouvi um tele-pastor dizer que nesses últimos dias da igreja na terra,Deus está preocupado em derramar bençãos materiais sobre o seu povo(tsi,tsi,tsi).Sinceramente pessoal,a palavra de Deus diz que nos últimos dias o amor de muitos se esfriariam e que a apostasia tomaria conta do mundo...será mesmo que Deus está preocupado com bençãos materias?Tirem suas próprias conclusões!
Frente a isso eu termino dizendo que "o Reino de Deus não é comida nem bebida,mas justiça e paz e alegria no Espírito" Rm 14.17.
Combatendo o hedonismo narcisista nas igrejas
A mitologia grega era o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos.Ao longo dos tempos, esses mitos foram expressos através de uma extensa coleção de narrativas que constituem a literatura grega.Héstia,Deméter,Hera,Hades,Poseídon,Zeus e outros mais,são apenas alguns personagens dessa vasta história da mitologia grega.Só que existe uma história muito interessante que nos chamou bastante atenção:a história de Narciso.
A história diz que Narciso foi uma pessoa que se enamorou do próprio reflexo na água e por isso dedicou o resto de sua vida ao culto da sua aparência.
Agora eu vou explicar o porque que essa história me chamou atenção.
Pois bem,vimos que o culto de Narciso estava totalmente centralizado para o seu "eu/mim/meu".Dando uma análise em nosso meio góspel(podemos dizer assim),podemos declarar que o Narcisismo está se infiltrando no meio da igreja,manifestado através de louvores,pregações,chavões,etc.
A maioria das ministrações em nosso meio,infelizmente,está voltado somente para a busca da paz pessoal e a prosperidade individual.
Tenho certeza que o Deus que servimos é um Deus que abençooa de todas as formas aqueles que o servem.Não me tornarei um leviano em dizer que Deus não tem bençãos para dar,mas...
Também tenho certeza que muitos(eu não disse todos) líderes de igrejas descobriram um outro meio de "ganhar almas para Jesus":fazendo o gosto da massa!é isso mesmo que vocês acabaram de ler,eles fazem o gosto da galera.Estamos determinando o gosto atual pela terapia individual ao invés de pregarmos o arrependimento pessoal do homem,o poder da redenção de Jesus Cristo e o destino final do homem.
Esse negócio de pregação cristocêntrica e de arrependimento de pecados já foi deixado de lado,pois as igrejas incham,as lágrimas descem mais fáceis,quando a teologia da prosperidade e o triunfalismo aparecem.
A história diz que Narciso foi uma pessoa que se enamorou do próprio reflexo na água e por isso dedicou o resto de sua vida ao culto da sua aparência.
Agora eu vou explicar o porque que essa história me chamou atenção.
Pois bem,vimos que o culto de Narciso estava totalmente centralizado para o seu "eu/mim/meu".Dando uma análise em nosso meio góspel(podemos dizer assim),podemos declarar que o Narcisismo está se infiltrando no meio da igreja,manifestado através de louvores,pregações,chavões,etc.
A maioria das ministrações em nosso meio,infelizmente,está voltado somente para a busca da paz pessoal e a prosperidade individual.
Tenho certeza que o Deus que servimos é um Deus que abençooa de todas as formas aqueles que o servem.Não me tornarei um leviano em dizer que Deus não tem bençãos para dar,mas...
Também tenho certeza que muitos(eu não disse todos) líderes de igrejas descobriram um outro meio de "ganhar almas para Jesus":fazendo o gosto da massa!é isso mesmo que vocês acabaram de ler,eles fazem o gosto da galera.Estamos determinando o gosto atual pela terapia individual ao invés de pregarmos o arrependimento pessoal do homem,o poder da redenção de Jesus Cristo e o destino final do homem.
Esse negócio de pregação cristocêntrica e de arrependimento de pecados já foi deixado de lado,pois as igrejas incham,as lágrimas descem mais fáceis,quando a teologia da prosperidade e o triunfalismo aparecem.
Pior do que tudo isso é que essas pessoas ficaram totalmente cegas.Elas próprias já tomaram desse veneno letal.Elas mesmo já pararam de pensar na salvação pessoal,pois a busca pelo bem-estar pessoal,saúde e segurança de forma psíquica já tomaram suas mentes e corações.
Eu já ouvi muito líder,pregador ,cantor e outras coisas mais,dizendo que se o camarada for pobre ele não tem Cristo habitando em sua vida.
ENTÃO O QUE EU POSSO DIZER DE PAULO???
Daí eu começo a ficar irritado com pessoas que sem entender o contexto fazem esses tipos de comentários:
"-Ah irmão,eu posso todas as coisas naquele que me fortalece"
"-Levante suas mãos para o céu e diga:posso todas as coisas naquele que me fortaleceeeeeee...posso ter carro,casa,marido,mulher,dinheiro...eita glóóóóóóóóóóriaaaaaaa"
Eu já ouvi muito líder,pregador ,cantor e outras coisas mais,dizendo que se o camarada for pobre ele não tem Cristo habitando em sua vida.
ENTÃO O QUE EU POSSO DIZER DE PAULO???
Daí eu começo a ficar irritado com pessoas que sem entender o contexto fazem esses tipos de comentários:
"-Ah irmão,eu posso todas as coisas naquele que me fortalece"
"-Levante suas mãos para o céu e diga:posso todas as coisas naquele que me fortaleceeeeeee...posso ter carro,casa,marido,mulher,dinheiro...eita glóóóóóóóóóóriaaaaaaa"
VOCÊ SABE PORQUE PAULO DISSE QUE PODIA TODAS AS COISAS NAQUELE QUE O FORTALECIA?
Paulo dizia que sabia o que era estar abatido,ter fartura e também ter fome,sabia também ter abundância e padecer necessidade...aí sim ele dizia que tudo podia ter naquele que o fortalecia(Fp 4.10-13).
O mal do povo é que só gostamos do nosso Salvador e não do nosso Senhor.Para muitos,o evangelho só serve quando está nos satisfazendo,mas quando ele exige de nós...até heresia é considerado.
A palavra do Reino não pode ser substituído pela do homem,que busca a palavra de Deus como uma ferramenta para encher igrejas.
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Jesus falou de um homem que tinha muitas propriedades a ponto de não ter lugar para armazená-las.Esse homem edificou um outro celeiro e depositou ali os seus bens e disse:"Alma,tens em depósito muitos bens para muitos anos:descansa,bebe,come e folga.Mas Deus lhe disse:Louco,esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será?ASSIM É AQUELE QUE PARA SÍ AJUNTA TESOUROS E NÃO É RICO PARA COM DEUS".Lc 12.13-21.
Mas alguma coisa a questionar?
Para encerrar esse assunto,ouvi um tele-pastor dizer que nesses últimos dias da igreja na terra,Deus está preocupado em derramar bençãos materiais sobre o seu povo(tsi,tsi,tsi).Sinceramente pessoal,a palavra de Deus diz que nos últimos dias o amor de muitos se esfriariam e que a apostasia tomaria conta do mundo...será mesmo que Deus está preocupado com bençãos materias?Tirem suas próprias conclusões!
Frente a isso eu termino dizendo que "o Reino de Deus não é comida nem bebida,mas justiça e paz e alegria no Espírito" Rm 14.17.
A palavra do Reino não pode ser substituído pela do homem,que busca a palavra de Deus como uma ferramenta para encher igrejas.
JESUS NÃO FEZ ISSO!
Jesus falou de um homem que tinha muitas propriedades a ponto de não ter lugar para armazená-las.Esse homem edificou um outro celeiro e depositou ali os seus bens e disse:"Alma,tens em depósito muitos bens para muitos anos:descansa,bebe,come e folga.Mas Deus lhe disse:Louco,esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será?ASSIM É AQUELE QUE PARA SÍ AJUNTA TESOUROS E NÃO É RICO PARA COM DEUS".Lc 12.13-21.
Mas alguma coisa a questionar?
Para encerrar esse assunto,ouvi um tele-pastor dizer que nesses últimos dias da igreja na terra,Deus está preocupado em derramar bençãos materiais sobre o seu povo(tsi,tsi,tsi).Sinceramente pessoal,a palavra de Deus diz que nos últimos dias o amor de muitos se esfriariam e que a apostasia tomaria conta do mundo...será mesmo que Deus está preocupado com bençãos materias?Tirem suas próprias conclusões!
Frente a isso eu termino dizendo que "o Reino de Deus não é comida nem bebida,mas justiça e paz e alegria no Espírito" Rm 14.17.
sábado, 1 de abril de 2017
Aprenda a receber de Deus
Muitos pensam que para receber algo da parte de Deus basta vir a Igreja sentar e receber. Querem que os ministros orem por eles, imponham as mãos, mas para receber de Deus você tem que responder a Ele. Precisamos conhecer e reconhecer a voz do Espírito Santo.
Precisamos aprender a esperar e receber do Senhor corretamente. Por exemplo, se você tem uma jarra, para enchê-la será preciso retirar a tampa. Se tentar enchê-la com a tampa, derramará todo o suco. Aprenda a receber de Deus e se encher do Espírito Santo. Deus só vai falar a quem lhe dá atenção. Não só na igreja, mas todos os dias, esteja pronto para receber de Deus. Ele falou com Samuel duas vezes. Ele não reconheceu. Eli o instrui para dizer: “Fala Senhor porque o teu servo ouve”. Na terceira vez, ele disse isso e Deus falou com ele. Nossa atitude deve ser sempre dando esta resposta a Deus: “Eis-me aqui, fala que o teu servo ouve”. Como Maria respondeu ao anjo: “Cumpra-se em mim segundo as Tuas Palavras¨.
Muitos estão esfriando no Senhor, se formaram no Rhema há dez ou quinze anos atrás e acham que o que receberam já está bom, que não precisam aprender mais. Mas estão enganados. Imagine pessoas que não tem o batismo no Espírito Santo e pensam: “Eu não preciso”. Batismo é revestimento de poder é ter a sua língua conectada com seu espírito e mente. Isso é algo que todo crente precisa.
Deus quer se mover na sua vida, mas Ele quer a sua atenção. Muitas vezes, oramos e apenas nós falamos nesses momentos de oração e não paramos para ouvir o Senhor, mas sabemos que em uma conversa devemos ouvir também. Você precisa se aquietar. Você já ficou com alguém que fala o tempo todo?
Deus sabe mais do que nós, mas precisamos aprender ouvi-Lo. Aprenda a aquietar o seu espírito para saber o que Deus quer para você. Obedeça ao que Ele tem lhe dito para fazer e falar. Lugar de obediência é lugar de prosperidade. Dê respostas a Deus. Obedeça-O.
Devemos orar em línguas com a expectativa de receber a interpretação das línguas, você pode, afinal não é na sua capacidade, mas na capacidade dEle.
Deus quer lhe ajudar a combater os pensamentos negativos que surgem em sua mente. Aprenda a controlar o que você fala. Não rejeite o mover do Espírito. Não perca as oportunidades de receber de Deus.
Não venha ao culto apenas pensando em você, mas pense em Deus, porque você vem para cultuar a Deus. A igreja não e um clube social. Não venha nesse lugar de qualquer jeito. Aprenda a se mover dando louvor e graças a Deus. Quando você faz isso está abrindo a tampa para receber mais. Seja sensível, atento e não endurece o seu coração como uma pedra.
Para honrar a Deus precisamos fluir com Ele em cada parte do culto. Pare com esse costume de chegar atrasado aos cultos, aprenda a se aprontar cedo, precisamos honrar a Deus em tudo. Muitos planejam chegar a igreja depois do louvor e dizem: “Não tem problema, porque eu vou pegar a pregação”. Está errado. Se o culto começa às 18h, todos devem estar na igreja antes desse horário e cheios de expectativas.
O que você recebeu de Deus é precioso, é vida. Precisamos amar uns aos outros. Muitos vem para a igreja e pensam: “Ah, hoje é o Pastor quem estará ministrando de novo? Eu pergunto: Que atitude é essa? Você deve puxar da unção na vida dele. O culto não é bom por causa do ministro. Muitas vezes, as pessoas escolhem de quem receber, mas está errado. Seja como uma esponja, receba, retenha a Palavra e fique cheio da verdade e da graça.
Se uma circunstância chegar em sua vida, o que vai sair de você? Fé ou incredulidade? O que você vai declarar? Fique cheio da Palavra e ela sairá da sua boca. Aí você terá vitória.
Todos nós passamos por problemas, e se não tivermos cuidado vamos cair em tristeza mas nós temos controle sobre isso a alegria do Senhor é fruto do espírito e nós decidimos se vamos desfrutar disso ou não. Quais são as palavras que estão saindo da sua boca? Está concordando com a palavra ou com o diabo? Sabemos que o diabo quer roubar e destruir tudo, mas você tem autoridade sobre o inimigo.
Jeremias: Profeta do Castigo de Judá
Jeremias é um dos livros conhecidos como os Profetas Maiores. Este livro transmite as palavras e a história de um profeta de uma família sacerdotal que presenciou a queda de Judá quase 600 anos antes de Cristo. Sua mensagem é triste, pois suas pregações e as de outros profetas anteriores foram rejeitadas por um povo rebelde que insistiu em caminhar para o castigo divino, a destruição pelas mãos dos babilônios.
Para compreender as mensagens de Jeremias, é preciso saber um pouco da história da sua época. Referências internas mostram que ele começou as suas profecias por volta de 627 a. C. (o décimo terceiro ano do reinado de Josias, rei de Judá - Jeremias 1:2) e continuou até os primeiros meses do cativeiro do povo depois da destruição do templo de Salomão, que aconteceu no ano 586 a.C. Durante este período, Deus trouxe contra esta nação rebelde uma série de castigos, culminando na destruição de Jerusalém e o cativeiro do povo. A primeira leva ao cativeiro aconteceu em 606/605 a.C. Daniel foi entre os jovens nobres levados com este primeiro grupo. Em 597 a.C., os babilônios levaram um segundo grupo de israelitas. Poucos anos depois, voltaram contra Jerusalém e, no ano 586 a.C., destruíram o templo e a cidade e levaram ao cativeiro quase todos que restaram dos judeus, deixando alguns dos pobres na terra.
Jeremias entendeu que estes castigos não eram apenas consequências de falhas políticas ou de ambições babilônicas. Deus estava cumprindo promessas feitas séculos antes de castigar a nação se ela persistisse na rebeldia, principalmente o pecado de idolatria. Ele incentivou o povo a se render aos babilônios, sabendo da futilidade da sua resistência deste castigo divino e, por este motivo, foi visto como traidor do seu próprio povo e foi posto em prisão pelos príncipes de Judá. Em outra ocasião, prenderam Jeremias com a intenção de matá-lo: “Então, os sacerdotes e os profetas falaram aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos próprios ouvidos” (Jeremias 26:11).
Apesar de acertar as suas profecias sobre o castigo de Judá, Jeremias não achou prazer nestas mensagens. Ele é conhecido como o profeta que chorava, pois sofria profundamente ao ver a angústia do povo, mesmo sabendo que o castigo foi merecido. Ele expressou sua angústia com estas palavras: “Oh! Se eu pudesse consolar-me na minha tristeza! O meu coração desfalece dentro de mim....Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; estou de luto; o espanto se apoderou de mim” (Jeremias 8:18,21).
O conteúdo do livro de Jeremias pode ser organizado desta maneira:
Capítulo 1 relata a vocação de Jeremias ao trabalho profético.
Capítulos 2 a 25 contém profecias contra o povo de Judá e seus líderes civis e religiosos. A famosa profecia de 70 anos de cativeiro se encontra no capítulo 25.
Capítulos 26 a 45 relatam vários episódios importantes na vida de Jeremias, ao mesmo tempo mostrando o que acontecia com o povo de Judá durante algumas décadas da vida do profeta.
Capítulos 46 a 51 são profecias contra outras nações, inclusive a própria Babilônia.
Capítulo 52 relata a queda de Jerusalém e algumas informações sobre o cativeiro do povo.
Apesar de tantas mensagens tristes e negativas, o livro de Jeremias inclui palavras de esperança. Entre suas profecias encontramos a promessa que Deus daria uma Nova Aliança que ofereceria aos homens o perdão dos seus pecados, algo impossível na Lei do Antigo Testamento. Esta profecia é citada em Hebreus 8 como prova da importância da palavra de Jesus Cristo. No meio da tristeza, há um vislumbre de esperança!
–por Dennis Allan
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