domingo, 31 de agosto de 2014

Cenário da Igreja hoje

Cenário da Igreja hoje

Hoje esse cenario é normal em nosso meio, veja na foto, o único que está com a palavra aberta o rapaz da 1º fileira, está sendo chamado pelo rapaz do 2º banco, enquanto isso os demais, uns estão distraidos, outros nocelular e por ai vai...
Hoje na hora dos cultos, pessoas ficam trocando mensagens, umas se comunicando com sinais...enquanto DEUS está falando. No meu tempo aprendi que quando uma pessoa fala a outra escuta...e na Igreja do Senhor, quando Deus fala temos escutado ? Que falta de respeito com Deus e com os irmãos. Tudo isso contribui para uma igreja fria, superficial, fraca e sem vida...o porque de tudo isso ?
A palavra ja não preenche mais o 1º lugar em muitos corações...quando isso acontece é sinal que Jesus não é mais o centro nem o foco. A igreja de Tiatira recebeu um elogio: " suas últimas obras são melhores do que as primeiras, já para Igreja de Efeso o Senhor disse : Tenho contra ti que deixaste seu primeiro amor...Não adianta melhorar a obra e tolerar Jezabel, também não adianta sofrer pelo Senhor, ter paciencia, ser uma igreja que trabalha...mas não fazer de todo coração, com primeiro amor.
Vamos ser sinceros...o que tem nós motivado na caminhada com Deus ?
Jesus tem que ser na vida do crente a única motivação...lembra de Mt 6.33 " Buscar o Reino, a Justiça e as demais coisas seriam acrescentadas...o Segredo é manter Jesus no foco, nosso único alvo, nossa única esperança...paz a todos

Att. Bpo Daniel Rocha

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Julgue a si mesmo para não ser julgado

"1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão."
O primeiro versículo não é uma proibição irrestrita ao julgamento, pois no versículo cinco vemos que quando a vida de um indivíduo é pura, ele pode "tirar o argueiro do olho do seu irmão", a palavra argueiro significa algo bem pequeno, uma partícula, enquanto que a trave é algo bem grande, isto significa que para você julgar os atos dos outros, deve agir de maneira irrepreensível diante dos homens e de Deus, caso contrario, você estará olhando para os erros dos outros, enquanto você mesmo vive errando, primeiro devemos estar julgando a nós mesmos e depois aos outros, pois desta forma, teremos autoridade para julgar os outros, nesta questão.
Caso o irmão estiver vivendo em pecado, vá primeiramente até ele e tente resolver a situação entre vocês dois, não para acusa-lo ou criar uma contenda, mais com mansidão, calma e longanimidade, para que se estabeleça a paz, caso ele não te ouvir, leve outra testemunha, e caso ele não ouvir vocês dois, coloca o problema diante da igreja, no caso de ele não ouvir a igreja, ele deve ser considerado como incrédulo, e dependendo do caso até excluído da comunidade local: Mt 18:15-17 "Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano. Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus." ; 1 Co 5:11-13 " Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais. Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro? Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor."
É importante ressaltar que sempre que você repreende aos irmãos, deve agir com amor, mesmo no caso de que levemos o assunto a uma outra testemunha, sempre antes de falar com o irmão, devemos examinar o nosso coração, e se caso ainda estivermos com ira, devemos orar antes de conversar com ele, pois a intenção de nosso coração deve sempre ser a de restabelecer a paz e instruir o irmão, sobre a sua atitude, utilizando a palavra de Deus, pois o alvo principal de seu coração, deve ser o de ganhar a seu irmão, como podemos ver em Mt 18:15b" Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão", caso você fale com ele sem brandura você ira ofende-lo, e ele provavelmente não ira dar ouvidos a sua repreensão, as vezes ficando até com raiva de você: Pv 15:28 " O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldades."; 19:2 "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado."; Gl 6:1 "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado."; 1 Tm 5:1-2 "Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães; às moças, como a irmãs, com toda a pureza."
Quando o irmão nos ofender, primeiramente, devemos guardar-nos e não expor a nossa ira, para que não haja contendas, brigas, discussões, depois devemos ouvir a unção do espírito, para saber como agir na situação, buscando sempre a melhor forma de estar agradando a Deus e manter a paz com os homens, pois a palavra de Deus também nos diz que é prudente aquele que oculta a afronta: Pv 12:16 "A ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta."Pv 17:9 " O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos."; Pv 17:14 " Como o abrir-se da represa, assim é o começo da contenda; desiste, pois, antes que haja rixas."
Quando perdoarmos nosso irmão, não devemos depois ficam espalhando o problema com outras pessoas, ou relembrar-mos a pessoa sobre aquela questão, ou guardarmos qualquer magoa no nosso coração, pois desta forma, não estaremos sendo sinceros, e o Senhor Jesus só ira perdoar nossos pecados se perdoarmos os pecados de nossos irmãos: Pv 10:18 "O que retém o ódio é de lábios falsos, e o que difama é insensato."; Pv 11:9"O ímpio, com a boca, destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento." ; Mt 6:12 " e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores"; Tg 4:11-12 "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo?"; Tg 5:9 "Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas."
Quando formos repreendidos, devemos analisar se realmente estamos errados, caso estivermos mesmo errados, nós devemos nos arrepender rapidamente e pedir perdão a pessoa, pois tudo o que fizermos seremos cobrados no juízo e caso não tentemos restabelecer a paz com o irmão, nossa comunhão com Deus ficará prejudicada e podemos ficar até doentes ou morrer, devido ao ressentimento ou ódio que está no nosso coração:Mt 5:23-26 "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo."; 1 Co 11:28-31 "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados."; 1 Jo 4:20-21 "Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão."
Nós temos que fazer a nossa parte, buscando sempre estabelecer a paz com os irmãos, mas caso isso não for possível, temos que perdoar a pessoa em nosso coração e orar por ela, pois a palavra nós diz que Jesus não veio para trazer paz ao mundo e sim espada, muitos dentre os irmãos e as pessoas do mundo irão te contrariar, se você quiser seguir a vontade de Deus, com fidelidade, e muitos te rejeitarão: Mt 10:34 "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada."; Rm 12:18 "se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;" ; 2 Tm 3:12 "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.".
Devemos tomar muito cuidado quando julgamos as pessoas e não seus atos, o Senhor conhece até nossos pensamentos, e se acusarmos alguém em nosso pensamento, devemos pedir também perdão a Deus em pensamento, pois Deus julga o homem pelo seu coração: Pv 27:19 "Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem."; Mt 15:18-19 "Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias."
Assim como nosso Senhor Jesus, devemos evitar de julgar diretamente a causa dos outros, o nosso papel é o de instruir na palavra de Deus e não o de julgar o fato em si, pois o julgamento vem da própria palavra de Deus que dá luz a outra pessoa, como no exemplo de Jesus em Lc 12:13-31 "Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus. A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? {ao curso da sua vida; ou à sua estatura} Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.", no trecho acima, podemos ver que o Senhor usou a palavra de Deus e não foi juiz do caso, também não devemos condenar as pessoas, como podemos ver em Jo 8:3-11 "Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais."
Não devemos ser maldizentes, zombadores dos outros, caso seu irmão pecar contra ti e você acusar seu irmão, para uma outra pessoa, você está sendo utilizado pelo maligno, isto deve ser evitado, a nossa missão não é julgar o mundo e sim salvar as pessoas, quando por exemplo, um irmão novo na fé, mente para você, não quer dizer que ele seja mentiroso, assim se você, em vez de repreende-lo com amor, sair difamando-o de mentiroso para outras pessoas, você estará julgando-o e amaldiçoando-o, e está não é a sua função, você deve julgar o erro dele, como já foi citado acima, mas quando você passa a difama-lo, você estará julgando a pessoa dele, você estará prejudicando o irmão, em vez de ajuda-lo a deixar a mentira: Ap 12:10 "Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus."; Mt 5:22 "Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivose irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo."; 1 Tm 6:3-4 "Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,".
Lembre-se sempre de não maldizer a ninguém, principalmente as autoridades que estão sobre nós, porque caso façamos isso, estaremos trazendo maldição para nossas vidas, pois toda autoridade provém de Deus:Rm 13:1-2 "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação."; Gn 9:20-27 "Sendo Noé lavrador, passou a plantar uma vinha. Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos. E ajuntou: Bendito seja o SENHOR, Deus de Sem; e Canaã lhe seja servo. Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo."; o trecho acima é um exemplo de maldição à aqueles que difamaram a autoridade instituida por Deus, que no caso era Nóe, em vez de "cobrir com o rosto desviado" a nudez de Nóe, Canaã fez saber aos outros, para envergonhar o pai, o fruto de seu ato foi a maldição; Jd 8-10 "Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo e difamam autoridades superiores. Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda! Estes, porém, quanto a tudo o que não entendem, difamam; e, quanto a tudo o que compreendem por instinto natural, como brutos sem razão, até nessas coisas se corrompem."; Jd 16 "Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros.", isto não quer dizer que devemos obedecer as autoridades   caso elas nós coloquem contra a autoridade superior de Deus, como podemos ver no exemplo de Pedro, logo após o pentecostes em At 4:14-20 " Vendo com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. E, mandando-os sair do Sinédrio, consultavam entre si, dizendo: Que faremos com estes homens? Pois, na verdade, é manifesto a todos os habitantes de Jerusalém que um sinal notório foi feito por eles, e não o podemos negar; mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja. Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.", no trecho acima, se eles obedecessem as autoridades, isso iria contra a ordenação divina, que era a pregação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Outro aspecto, muito importante  é a citação que já ouvi de autoridades da igreja, para intimidar os que estão abaixo de si, é que nunca se deve se levantar contra os ungidos de Deus, citando o caso de Davi e de Saul, em que Davi se encontra em uma caverna e corta apenas a orla do manto de Saul, estando este à procura de Davi para matá-lo, esta pregação não se aplica ao Nova Aliança do Novo Testamento, pois no Velho Testamento, no caso da época de Saul e Davi, Deus tinha uma pessoa que era o ungido de Deus para guiar o povo, mas no Novo Testamento, temos o próprio Cristo como nosso guia, através da unção que todos nós temos, em nosso espírito (1 Jo 2:27 "Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou."), este versículo, não descarta a necessidade de pessoas a nos ensinar, pois muitas vezes, o Espírito Santo utiliza pessoas, como podemos ver em Ef 4:11-12 "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo,", sendo assim, caso um autoridade da igreja, esteja em desacordo com a palavra de Deus, você pode exortá-lo como irmão, assim como Paulo, que era muito mais novo do que Pedro, e não tinha vivido com Jesus, mas mesmo tendo menos tempo de conversão, ele repreendeu a Pedro, quando este se desviou da palavra de Deus (Gl 2:11-14 "Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti -lhe face a face, porque se tornara repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar -se, temendo os da circuncisão. E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles. Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?" ), a autoridade máxima sobre sua vida, deve ser a palavra de Deus e não o homem, daí a importância de conhecermos bem esta palavra, para não cairmos no engano daqueles que conduzem ao erro (1 Jo 4:1 "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.")..
Quando formos afrontados, é importante observar-mos, quem está nos afrontando Pv 9:8 "Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará.", no caso deste versículo, nós devemos ouvir a unção para descobrir se a pessoa vai ser receptiva ou não, pois um escarnecedor é aquele que é maldizente, zombador, difamador, essa pessoa geralmente não vai te ouvir, pois a sabedoria está em compreender que a repreensão vinda de você , utilizando a bíblia, na verdade é o próprio Deus que está utilizando a você para repreende-lo, a palavra nos diz que Deus repreende a quem ama (Pv 3:11-12 "Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.").
Quando formos julgados e malditos pelas pessoas do mundo ou até mesmo pelos irmãos, por estar dando testemunho da palavra de Deus, devemos ficar felizes, pois assim também o próprio Senhor Jesus foi perseguido e os profetas do antigo testamento e os irmãos da história da igreja, não devemos amaldiçoa-los por isto, e sim suportarmos as afrontas pelo nome de Jesus, e orar pelos que nós perseguem, o tempo que antes você gastava falando mal de tudo e de todos, agora gaste orando por tudo e por todos: Mt 5:11-12 "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós."; Mt 5:38-39 " Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; Mt 5:44 " Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;"; 1Pe 4:14 "Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus." .

Quando julgamos, lembrar-nos de estamos julgando os erros da pessoa e não a pessoa (1 Co 4:5 "Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus."), para que ela seja edificada e não humilhada, seguindo sempre a unção do espírito, para isto, devemos sempre andar no espírito, para saber, se devemos ou não agir naquele momento, pois a regra é seguir a unção, sem deixar de obedecer a palavra, quanto mais julgarmos a nós mesmos menos necessidade haverá de sermos julgados pelos outros. A razão principal de enfatizarmos um controle sobre a nossa língua, no julgamento, é porque no muito falar excedem-se as transgressões, e quem controla a sua língua controla o corpo todo, e está é a chave para controlarmos todo nosso corpo, ou seja, andar no espírito e desta forma controlar a nossa língua : Pv 12:13 "Pela transgressão dos lábios o mau se enlaça, mas o justo sairá da angústia."; Pv 13:3 "O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína."; Mt 12:36-37 "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado."; Tg 3:2 "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.". Jesus é o Senhor. Amém.

Êshet Cháyil, A mulher virtuosa

Êshet Cháyil,
A mulher virtuosa


ÊSHET CHÁYIL MI YIMTSÁ? VERACHÔC MIPENINIM MICHRÁ. BÁTACH BÁH LÊV BA’LÁH, VESHALAL LÔ YECHSSAR. GUEMALÁTEHU TOV VELÔ RÃ, COL YEMÊ CHAYÊHA. DARESHÁ TSÊMER UFISHTIM, VATÁAS BECHÊFETS CAPÊHA. HAYETÁ CAONIYOT SOCHER; MIMERCHAC TAVI LACHMÁH. VATÁCOM BEÔD LÁYLA, VATITÊN TÊREF LEVETÁH, VECHÔC LENAAROTÊHA. ZAMEMÁ SADÊ VATICACHÊHU; MIPERI CHAPÊHA NATEÁ CÁREM. CHAGUERÁ VEÔZ MOTNÊHA, VATEAMÊTS ZEROOTÊHA. TAAMÁ KI TOV SACHRÁH; LÔ YICHBÊ BALÁYLA NERÁH. YADÊHA SHILECHÁ VAKISHOR, VECHAPÊHA TAMECHU FÁLECH. CAPÁH PARESSÁ LEANI, VEYADÊHA SHILECHÁ LAEVYÔN. LÔ TIRÁ LEVETÁH MISHÁLEG, KI CHOL BETÁH LAVUSH SHANIM. MARVADIM ASSETÁ LÁ; SHÊSH VEARGAMÁN LEVUSHÁ. NODÁ BASHEARIM BA’LÁH, BESHIVTÔ IM ZIKNÊ ÁRETS. SADIN ASSETÁ VATIMCOR, VACHAGOR NATENÁ LAKENAANI. OZ VEHADAR LEVUSHÁH; VATISCHAC LEYÔM ACHARÔN. PÍHA PATECHÁ VECHOCHMÁ, VETORAT CHÊSSED AL LESHONÁH. TSOFIYÁ HALICHOT BETÁH, VELÊCHEM ATSLUT LÔ TOCHEL. CÁMU VANÊHA VAY’ASHERÚHA; BA’LÁH VAYHALELÁ. "RABOT BANOT ÁSSU CHÁYIL, VEAT ALIT AL CULÁNA. SHÊKER HACHÊN VEHÊVEL HAYÔFI; ISHÁ YIR’AT A-DO-NAI HI TIT’HALAL. TENU LÁ MIPERI YADÊHA, VIHALELÚHA BASHEARIM MAASSÊHA."

Quem pode encontrar uma mulher virtuosa? Seu valor excede em muito o das jóias. O coração de seu esposo confia nela, benefício não lhe há de faltar. Ela o trata com bondade, nunca com maldade, todos os dias de sua vida. Ela procura lã e linho e trabalha de bom grado com suas mãos. Ela é como os navios mercantes; traz seu alimento de longe. Levanta-se enquanto ainda é noite, alimenta seu lar e estabelece as tarefas para suas criadas. Ela avalia um campo e o adquire; de seu lucro planta um vinhedo. Ela cinge seus lombos com a força e dobra os braços. Ela está ciente de que seu empreendimento é proveitoso; sua lâmpada não se apaga à noite. Ela põe suas mãos sobre o fuso, e suas palmas empunham a roca [de fiar]. Ela oferece sua mão ao pobre, e estende suas mãos ao necessitado. Ela não teme por seu lar durante o frio, pois toda sua família está vestida [e aquecida] com lã escarlate. Ela faz sua própria tapeçaria; suas vestes são de fino linho e púrpura. Seu marido é famoso nos portais, quando ele senta-se com os anciãos da terra. Ela fabrica roupa branca e [a] vende, ela provê cinturões aos mercadores. Força e dignidade são seus trajes; ela olha sorridente para o futuro. Abre sua boca com sabedoria e o ensinamento da bondade está sobre sua língua. Ela observa a conduta de seu lar e não come o pão da ociosidade. Seus filhos levantam-se e a aclamam; seu marido a enaltece [dizendo]: "muitas filhas têm feito obras meritórias, porém tu superaste a todas elas! O encanto é enganoso e a beleza nada vale; uma mulher temente a D’us é a que deve ser louvada. Elogiem-na por suas realizações, e que suas obras louvem-na nos portões."

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A DOR E A ÁRVORE

A DOR E A ÁRVORE
Ei, sabe o motivo pelo qual as lutas ficaram mais acirradas? Porque DEUS SABE ALGO sobre a sua FÉ (firmeza específica) e DECIDIU que CHEGOU A HORA de conceder-lhe tal revelação!
Ao permitir esse conjunto de situações difíceis em seu caminho, o SENHOR não está lhe amando MENOS, mas investindo MAIS em sua vida.
Há um POTENCIAL em VOCÊ que PRECISA VIR À TONA!
Então, ÂNIMO!!!
A DOR de quem PERSEVERA é PASSAGEIRA.
A FRUSTRAÇÃO de quem DESISTE é INTERMINÁVEL.
AS GRANDES ÁRVORES tornaram-se GRANDES porque aprenderam a RESISTIR aos FORTES VENTOS...
LEMBRE-SE:
ELAS NÃO FORAM CRIADAS EM ESTUFA!
Os PLANOS do PAI para sua história são MAIORES do que você possa imaginar...
"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."(Jr.29:11)
ORIENTAÇÕES PARA QUEM ESTÁ ESPIRITUALMENTE FRACO E DESEJA REALMENTE VENCER A TENTAÇÃO
ORE (Recorra a Jesus) e VIGIE

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação.” (Mt.26:41)

“Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo.” (Hb.2:17,18)

“Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.  Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.” (Hb.4:14-16)

NÃO DÊ LUGAR AO DIABO

“Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.” (Ef.4:27)

REVISTA-SE DE TODA A ARMADURA DE DEUS

“Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo.” (Ef.6:11)

PENSE NAS COISAS DE DEUS - NAQUILO QUE AGRADA AO SENHOR

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp.4:8)

ESCOLHA BEM SUAS AMIZADES

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv.13:20)

EVITE MÁS CONVERSAÇÕES
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1ºCo.15:33)
CONGREGUE

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (Hb.10:25)

MEDITE CONSTANTEMENTE NA PALAVRA DE DEUS
                    “Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento.” (Pv.19:27)

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

CONSAGRAÇÃO À BISPO E PASTORAL - Aleluia!


CARTA DE AGRADECIMENTO,

Em primeiro lugar, como não poderia ser diferente, gostaria de agradecer ao Senhor, o Deus Eterno, que me escolheu para anunciar as Boas Novas, que tem me sustentado nas dificuldades e que tem me capacitado para ser mais forte diante das provações. Àquele que tem renovado Suas promessas sobre a minha vida. A Ele, devo tudo o que sou.
Faço minhas as palavras do Apóstolo Paulo ao jovem obreiro Timóteo: “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.” I Timóteo 3.1
Tenho ciência de que o ministério pastoral não é uma tarefa simples, tampouco uma carreira profissional. Pois, cuidamos do Rebanho de Cristo, trabalhando para o Reino e crendo na Recompensa Celestial, sem interesses secundários, apenas para cumprir o Chamado de Deus em nossas vidas a qual nos dispôs dentro do Corpo como Ele mesmo quis.
Não há nada que alguém possa fazer para se tornar digno desse ofício, pois o próprio Deus é o proprietário da Sua Igreja e cabe a nós reconhecermos a Grandiosidade do Seu Poder que Opera em Nós. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” Romanos 11:36
Toda capacidade terrena, toda sabedoria humana, todos os argumentos filosóficos, talentos pessoais, não são de nenhuma importância dentro do Plano Divino de salvação se não forem colocados à disposição do Reino de Deus, segundo a Sua Vontade.
 Ao Senhor pois, toda Honra e toda Glória!
Agradeço à Igreja local pela plena receptividade para comigo e minha família;
Agradeço também ao pastor presidente dessa Igreja, Apostolo Lásaro Barbosa, pelo apoio e pela plena confiança em nosso caráter, confiando-nos a benevolência de tão importante ministério junto à congregação local Igreja Apostólica Avivamento Profético.

Bispo Daniel Rocha e Pastora Vanessa Rocha

CUIDADO PARA VC NÃO PIRAR




EU NÃO TENHO INIMIGOS, TENHO APENAS COLEGAS QUE FINGEM GOSTAR DO MEU CHAMADO...‪#‎EI‬ JESUS NÃO AGRADOU A TODOS...PORQUE VC ACHA QUE VAI AGRADAR. TENHA CONVICÇÃO E CERTEZA DO SEU CHAMADO, LEVANTE A CABEÇA, AQUELES QUE TE DEIXARAM FOI UMA LIMPEZA DE DEUS, O QUE PARECIA CAMINHO IRIA SE TORNAR UMA PEDRA LA NA FRENTE, DEUS NA SUA ONISCIÊNCIA E POR MISERICÓRDIA TIROU DO SEU CAMINHO O QUE PARA VC PARECIA CAMINHO...NEM TUDO QUE BRILHA É OURO E NEM TODOS QUE DÃO A PAZ QUER PAZ...A VIDA NÓS ENSINA MUITAS COISAS, PROFETA MUITAS VEZES ANDA SOZINHO, NÃO POR NÃO TER AMIGOS E QUE NEM TODOS ENTENDEM A CHAMADA DE UM PROFETA...EI JEREMIAS LEVANTA A CABEÇA...O QUE ERA FIM PARA VC É SO O COMEÇO PARA DEUS...ELE TEM EXALTAÇÃO PARA VC, MAS É NO TEMPO DELE, ENQUANTO ISSO...ABRE A BOCA JEREMIAS.
ATT. DANIEL ROCHA

MUDANÇA GERA MUDANÇA

AS PESSOAS ESTÃO DESACREDITADAS, POR ONDE TENHO PASSADO E PREGADO TENHO VISTO A #IGREJA CANSADA, TANTAS COISAS TEM ACONTECIDO EM NOSSO MEIO.
- A FALSA PROFECIA
- OS ESCANDALOS
- O MAU TESTEMUNHO
- O EGOISMO EM NOSSO MEIO
- TANTAS COISAS...
PARA ALGUMAS COISAS COMEÇAREM A ACONTECER...PRIMEIRO TEMOS QUE NOS AUTO-ANALISAR, ESTAMOS VENDO E OLHANDO SOMENTE PARA O PROBLEMA E NOS ESQUECENDO DE QUEM TEM A SOLUÇÃO. PARA MUDANÇA ACONTECER É NECESSÁRIO PRIMEIRO QUE NÓS MUDEMOS...
OBS: MUDANÇA GERA MUDANÇA...ENTENDEU
MUITAS VEZES ESTAMOS OLHANDO PARA O ERRO DO NOSSO IRMÃO, QUANDO NA VERDADE, DEVERIAMOS ESTAR OLHANDO PARA OS NOSSOS, COMO EU QUERO QUE ELE MUDE SE EU AINDA NÃO MUDEI, SE AINDA NÃO SOU EXEMPLO...
A RELIGIÃO É COMO UMA CAPA...QUE ESCONDE TUDO, EI FUJA DA RELIGIOSIDADE, DEIXE DE LADO ESSA CAPA...E MUDE DE VERDADE.
NÃO SEJAMOS CRENTES FACHADAS, PULA NO PODER NA IGREJA E DEPOIS PULA NA CARNE EM CASA, NO TRABALHO ETC...
A MUDANÇA COMEÇA PRIMEIRO EM NÓS...NÃO COBRE DOS OUTROS AQUILO QUE ERA E É PARA VC FAZER...
VAMOS SER AO INVÉS DE PARECER...
PRECISAMOS VERDADEIRAMENTE DE UM AVIVAMENTO...DEUS CONTA COM VC E COMIGO...VAMOS MUDAR...SHALOM A TODOS
ATT. DANIEL ROCHA

sábado, 16 de agosto de 2014

DÍZIMO E OFERTA

Este não é um assunto muito abordado, mas é de tremenda importância para vida da Igreja.
Muitas pessoas tem problemas sérios na área financeira por não contribuir ou contribuir de maneira equivocada.
Pessoas inconstantes em seus dízimos tendem a ser instáveis na sua vida financeira. Pessoas que tem dificuldade para dar tem dificuldade para receber.
Ex.:  "Se a pessoa está com a mão fechada para dar, não receberá. Para que Deus coloque algo na sua mão ela tem que estar aberta."
A Palavra de Deus diz :
"Coisa mais bem aventurada é dar do que receber "  At 20:35
Ø   Nós precisamos entender que nosso compromisso com o corpo (irmãos em Cristo) também é um compromisso financeiro .
Existem ainda muitos enfoques errados sobre esse assunto e muito que ainda precisa ser restaurado. Uns pecam pelo excesso ,outros pelo descaso, outros pela ganância, etc.
Antes porém de entrarmos no assunto de dízimos ofertas vamos falar um pouco sobre dinheiro.
O dinheiro
O que o dinheiro ?
Ø   É um meio de transação, um instrumento que permite a troca de bens e mercadorias.
Muitos textos que vamos estudar são do Velho Testamento e na época que alguns deles foram escritos ainda não havia moeda.
·        Todos os artigos serviam como artigos de troca. (gado, prata, ouro, objetos)
·        A riqueza era medida, por exemplo, pela quantidade de gado. Ex Abraão Gn 13:2
O primeiro metal que foi usado como instrumento de troca foi a prata. As pessoas trocavam bens por determinado peso em prata:
1 carro de guerra = 600 siclos de prata
1 cavalo = 150 siclos de prata
Gn 23:16
"E Abraão ouviu a Efrom, e pesou-lhe a prata de que este tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, moeda corrente entre os mercadores."
I Re 10:29
"E subia e saía um carro do Egito por seiscentos siclos de prata, e um cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por intermédio desses mercadores, eram exportados para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria."
A quantidade de metal a ser paga era controlada através do peso. A palavra siclo vem do hebraico SIQEL que quer dizer peso.   Gn 22:24
Mais tarde começou-se a usar a moeda de metal (cerca de 700 AC), estampando-se nela seu lugar de origem.
Mas não vamos perder muito tempo falando da evolução histórica do dinheiro. Vamos ver o que Deus diz a respeito.
A Natureza do Dinheiro
Ø   O dinheiro é uma potestade.
Ou seja, ele tem poder em si mesmo. Exerce poder sobre as pessoas.
Mt 6.24
"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas."
Neste texto Jesus usa uma palavra em aramaico para riquezas: Mamom
Mamom à riquezas , indica algo que tem natureza pessoal e espiritual.
Ø   Não podeis servir a Deus e a Mamom.
·        Mamom é um deus rival
·        Como um deus ele exige devoção.
·        Mamom (o dinheiro) tem a tendência de conduzir as pessoas para longe do Deus verdadeiro. (Ex.: o jovem rico : amava a Deus, mas amava mais a Mamom)
O Dinheiro possui muitas características de um deus:
·        Dá segurança
·        Liberdade
·        Poder (sensação de onipotência)
·        Parece onipresente.
Ø   Um dos problemas mais sérios do dinheiro (Mamom) é que ele reivindica a lealdade eamor que pertencem somente a Deus.
Por isso em Lc 14:33 Jesus diz que quem "não renuncia a tudo quanto possui" não pode ser seu discípulo.
Temos que aprender a usar o dinheiro que Deus nos dá (confia aos nossos cuidados), sem amar o dinheiro. (Pv 30:8-9)
O dinheiro pode ser um empecilho ou um incentivo
·        Empecilho: pois se nos apegarmos a ele, atrapalha nosso relacionamento com Deus.
·        Incentivo: Pois pode ser usado para intensificar nosso relacionamento com Deus e com os irmãos.
A bíblia nos fala de pessoas ricas que andaram com Deus e foram uma benção para o próximo.  (e.: Abraão. Salomão, e outros)
Conceitos errados
·        O Dinheiro é neutro. (Nem bom, nem mau)
O dinheiro não é neutro. Ele pode ser bom se usarmos bem ou pode ser mau se usarmos mau.
·        O Dinheiro não satisfaz
O dinheiro satisfaz sim: Para uma pessoa materialista que ama o dinheiro e as coisas que ele pode dar, o dinheiro satisfaz.
·        Rico é quem tem muito dinheiro
Você não é rico pela quantidade de bens (ou dinheiro) que possui, mas pela quantidade de coração que coloca neles.
Uma pessoa pode ter muito dinheiro e ser pobre para Deus. Outras podem ter pouco dinheiro e ser ricas para Deus.
Ø   Você é pobre quando o que tem é seu. Você é realmente rico quando o que tem é dos outros.
O Senhor e o dinheiro
Qual a relação de Deus com o dinheiro ?
Ag 2:8
"Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos."
I Cr 29:12
"Tanto riquezas como honra vêm de ti, tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo"
Ø   Nestes textos vemos que todo o ouro , toda a prata, todas as riquezas são do Senhor, pertencem a Ele, estão sob o seu domínio.
(Até o dinheiro que está no seu bolso agora)
Até o dinheiro que temos não é nosso, é de Deus.
·        Deus nos dá para administrarmos para Ele
·        Sejamos então bons administradores.
·        Usemos de acordo com a vontade Dele.
·        Segundo as prioridades Dele.
·        Usemos para abençoar os outros.
Deus nos dá o dinheiro não para que sejamos escravos dele, ou amemos a ele ou sirvamos a ele, mas para que façamos bom uso dele.
O nosso coração não deve estar no dinheiro, e sim no Senhor.
Ø   O objetivo de Deus não é nos tornar ricos, mas sim nos tornar semelhantes a Jesus.
Dízimos
O que é dizimo ?
O conceito é simples: décima parte ou 10 %
Ø   Consiste em devolvermos ao Senhor a décima parte (ou seja  10 %) de tudo que ele nos dá.
Por que Deus quer 10 por cento ?
1) Porque Ele é misericordioso e bom .
·        De quem é todo ouro, toda prata e todo dinheiro ?  (do Senhor)
·        De que é o mundo e tudo que nele há ? (do Senhor)
Ø   Nós plantamos, colhemos, trabalhamos, recebemos, vivemos e respiramos no mundo que é do Senhor. E ele só pede em troca 10 % do que recebemos.
Ex.: arrendamento de terras (1/3 ou 1/2 para o dono da terra)
2) Quer produzir em nós fé e obediência
Deus não precisa de dinheiro. Ele não precisa do nosso dinheiro. Mas quer que sejamos fiéis e obedientes, desprendidos do dinheiro e atentos as necessidades uns dos outros.
Para isso precisamos ter fé que Ele cuida de nós, depender Dele para nosso sustento. Precisamos saber que nosso sustento vem do Senhor e não do salário.
O que diz a bíblia ?
Dt 14:22
"Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo."
Lv 27:30
"Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhorsantos são ao Senhor."
Ø   O dízimo pertence ao Senhor , é propriedade dele. Não nossa.
(Este é um conceito fundamental.)
O dízimo não é parte da nossa renda que damos ao Senhor. São os 10% pertencentes a Deus dentre tudo que Ele nos dá. (É  Dele)
Ø   Nós não damos o dízimo, nos devolvemos o dízimo ao Senhor. (é propriedade dele)
Por isso não devemos retirar do que sobra e sim das primícias da nossa renda.
Pv 3:9
Muitas pessoas que não devolvem o dízimo e retém para si, ou usam o dinheiro do dizimo para outras coisas, estão usando dinheiro do Senhor e não seu. (Estão sendo infiéis e desobedientes)
Ex.: Este conceito estava presente estava presente desde a criação o mundo, no jardim do Éden  (Adão , Eva e a Árvore). Desobedecendo este principio eles trouxeram problemas para si e para toda humanidade.
Ø   Dar o dízimo é uma questão de fidelidade e obediência ao Senhor.
Quando não somos fiéis no dízimo e usamos o dinheiro que é do Senhor para outras coisas, estamos roubando a Deus.
Ml 3:8-9
"Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda."
Quando não damos o dízimo trazemos maldição para nós mesmos.
Às vezes a pessoa não dá o dízimo e acaba gastando mais com farmácia.
Não dá porque nunca sobra. (mas não é para dar a sobra)
Não dá porque está sempre em dificuldade financeira. (mas se continuar a roubar a  Deus vai continuar assim)
Não estou dizendo que toda dificuldade financeira é proveniente da retenção do dízimo, ou que o dízimo é uma fórmula mágica para reverter qualquer crise financeira.
Mas existe um princípio de  e obediência por traz do dízimo que se seguirmos seremos abençoados.
Ml 3:10-11
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos."
Sempre que obedecemos um princípio de Deus nós somos abençoados; e nesse caso não é diferente. O Senhor diz que:
·        Abrirá as janelas do céu.
·        Repreenderá o devorador.
·        Fará nossa terra dar frutos.
Ø   Isto é conseqüência de fé e obediência.
Este texto também nos mostra para quem devemos entregar os dízimos
O texto diz "minha casa"
Qual é a casa de Deus ?
à A Igreja.
à Casa do tesouro (Cristo é o tesouro)
Ø   Nós devolvemos os dízimos à Igreja, ou mais especificamente, aos homens que Deus colocou para governar a Igreja.
Não vamos entrar aqui na questão de como os dízimos são aplicados. Mas vemos no V.T. que ele tinha uma finalidade específica:
Era para sustento dos levitas: Povo que cuidava da casa de Deus.
Dt 26:12
Nm 18:21
Quando o povo de Israel chegou à terra prometida, foi feita uma divisão da terra entre as tribos de Israel. Os levitas não receberam nenhuma parte. Deus os separou para si. Eles só trabalhariam para o Senhor e o próprio Senhor cuidaria deles.
Ø   Por isso Deus reverteu os dízimos para eles.
O povo de Israel é uma figura da Igreja; e os levitas representam as pessoas que servem na casa de Deus, ou seja, os presbíteros e diáconos que governam e administram a igreja.
Vemos então que o dinheiro do dízimo não é para construção de templos, aquisição de bens para a igreja, reformas, campanhas, etc. Este dinheiro deve vir de outra fonte.
Ø   O dízimo é para sustento dos obreiros. ( pessoas que se dedicam exclusivamente a obra de Deus)
Lei x Graça
Algumas pessoas dizem:
"Esta coisa de dízimo vem da lei, e como estou livre da lei não preciso dar."
Este é um grande engano, pois a lei estabelece o dízimo e o coloca como uma ordenança ( embora ninguém deva dar o dízimo por obrigação ) , mas o dízimo existe muito antes da lei.
O conceito de dízimo não vem da lei.
·        Vimos que o princípio do dízimo já estava no Éden (fidelidade)
·        Vemos também que 700 anos antes da lei, Abraão deu o dízimo de todos os seus bens a Melquizedeque, sacerdote do Deus Altíssimo. (figura de Jesus)
Gn 14:18-20
·        Melquizedeque era rei, não precisava ser sustentado por Abraão.
·        Abraão deu o dízimo num sinal de reconhecimento da soberania e autoridade de Melquizedeque. (reverência)
·        Nem era uma exigência de Deus. Ele deu espontaneamente.
·        Mais tarde seu neto Jacó seguiu seu exemplo e deu o dízimo quando teve a revelação da casa de Deus.   Gn 28:22
Ø   A lei regulamenta o dízimo, mas o princípio do dízimo é muito mais profundo, e não depende da lei.
A graça sempre excede a lei, vai além. A velha aliança era baseada na lei de Moisés, mas a nova aliança é baseada na graça.
VELHA ALIANÇA
NOVA ALIANÇA
Deus precisou fazer uma marca na carne para mostrar a aliança ( circuncisão ) Gn17:10-11
Deus faz uma marca no coração, no nosso espírito
Fp 3:3   Ef 2:11-15
Deus deu a lei escrita em tábuas de pedra
Ex 31:18
Deus Grava sua lei em nossos corações
Hb 10:16
Deus estabelece um percentual da renda de todo homem para lhe ser devolvido, a fim de lembrar-lhe que tudo o que possui provém do Senhor. Gn 28:22   Dt 14:23
Deus não estabelece um percentual, mas nos deixa livres para dar tudo. Uma vez que renunciamos a tudo por Jesus, nada mais é nosso , é tudo dele. Lc 14:33
Fala de uma nação terrena ( Israel ) com promessas terrenas e esperanças terrenas.
At 1:6
Fala de uma nação espiritual ( Igreja ), celestial, com promessas e esperanças eternas. Fp 3:20-21   I Jo 3:1-2
A Nova Aliança é muito superior a Velha, ela vai sempre além.
No sermão do monte cristo faz uma comparação entre os mandamentos de Moisés (lei) e os seus mandamentos (graça).
LEI

GRAÇA
Proibia-se o homicídio
Mt 5:21-23
Proíbe-se até a ira.
Proibia-se o adultério
Mt 5:27-28
Proíbe-se ate o olhar impuro
Exigia-se o amor ao próximo, mas permitia o ódio ao inimigo.
Mt 5:43-44
Exige-se o amor ao próximo, aos irmãos, aos inimigos e também orar pelos que vos perseguem.
Exigia-se o dízimo
Mt3:8  Lc 14:25-33
Exige-se a vida e tudo quanto possui.
Deste modo vemos que pela graça Deus não exige 10%. Ele exige tudo.
Ø   O mínimo que podemos dar é o dízimo, conforme diz a lei (e estaremos seguindo a lei). Mas pela graça estamos livres para dar mais.
Mt 5:20
"Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus."
O significado mais profundo do dízimo é :
à   "Deus  não  é  Senhor  apenas de 10% de minhas finanças,   Ele é Senhor  de  tudo (100%)."
As bênçãos que seguem o dízimo
O que queremos mostrar aqui não é que se você der o dízimo deus vai enriquecê-lo, ou que todos os seus problemas financeiros serão solucionados. Não é com esse objetivo que devemos dar o dízimo.
O que queremos mostrar é que este é um princípio de Deus e pelo fato de obedecermos a um princípio de Deus somos abençoados.
Pv 3:9
"Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda."
Rm 11:16
"Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são."
Devolvendo o dízimo estamos honrando a Deus e em conseqüência disto santificando toda a nossa renda.
Ø   Damos uma parte a Deus e Ele faz prosperar o restante.
Ml 3:10-11
"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos."
Diz que devemos provar (experimentar) o Senhor. Ele abrirá as janelas do céu e derramará as bênçãos sem medidas
·        O contribuinte fiel não passa necessidades.
·        Deus faz o seu pouco prosperar e ser suficiente.
Ofertas
Ø   Ofertar é dar.
Na bíblia o seu conceito está ligado a idéia de sacrifício.
Ø   È dar algo que nos custe, que é valioso para nós.
II Sm 24:22-24
"Então disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei meu senhor o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos e os aparelhos dos bois para lenha. Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti. Mas o rei disse a Araúna: Não! antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Comprou, pois, Davi a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata."
Não devemos ofertar ao senhor algo que não custe nada para nós.
(Ex.: os reis magos)
Na bíblia encontramos vários tipos de ofertas:
·        Queimada
·        Pelo pecado
·        Pacífica
·        Movida
·        De libação
·        De ação de graças
·        De incenso
·        Dos primeiros frutos
·        Pelo ciúme
·        Para Redenção
Ex.: Lv 6:24-30
Estas ofertas ou sacrifícios eram requeridas com muitas exigências e sempre visavam a obtenção de uma dádiva perdoadora.
·        Não era qualquer tipo de oferta
·        Nem todos podiam ofertar
·        Só o sumo sacerdote ofertava e através dele o perdão era concedido ao povo.
Todas as bênçãos, redenção, perdão de pecados, nós já possuímos em Cisto. Por isso todos estes tipos de ofertas e sacrifícios foram abolidos pela obra de Jesus na cruz.
Ø   Todo ritual religioso judaico foi abolido por Jesus.
Haviam porém dois tipos de ofertas entre o povo de Deus que não estavam associadas a obtenção de alguma benção, ou perdão de pecados, nem a um ritual religioso, mas sim aoprincípio de dar, de contribuir.
Por isso não foram abolidas e são referenciadas no Novo testamento, praticadas pelos discípulos da Igreja primitiva e usadas até hoje.
Ofertas voluntárias
Ø   Oferta voluntária é a que oferecemos ao Senhor (ou ao necessitado, como ao Senhor),espontaneamente, por livre vontade.
Dt 16:10
"Depois celebrarás a festa das semanas ao Senhor teu Deus segundo a medida da oferta voluntária da tua mão, que darás conforme o Senhor teu Deus te houver abençoado."
Ex 35:21-22
"E veio todo homem cujo coração o moveu, e todo aquele cujo espírito o estimulava, e trouxeram a oferta alçada do Senhor para a obra da tenda da revelação, e para todo o serviço dela, e para as vestes sagradas. Vieram, tanto homens como mulheres, todos quantos erambem dispostos de coração, trazendo broches, pendentes, anéis e braceletes, sendo todos estes jóias de ouro; assim veio todo aquele que queria fazer oferta de ouro ao Senhor."
I Cr 29:6-8;13-17
"Então os chefes das casas paternas, os chefes das tribos de Israel, e os chefes de mil e de cem, juntamente com os intendentes da obra do rei, fizeram ofertas voluntárias; e deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos e dez mil , dracmas de ouro, e dez mil talentos de prata, dezoito mil talentos de bronze, e cem mil talentos de ferro."
"Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos, e louvamos o teu glorioso nome. Mas quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos fazer ofertas tão voluntariamente? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há permanência: Ó Senhor, Deus nosso, toda esta abundância, que preparamos para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua. E bem sei, Deus meu, que tu sondas o coração, e que te agradas da retidão. Na sinceridade de meu coração voluntariamente ofereci todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, ofereceu voluntariamente."
Ofertas alçadas
Ø   Oferta alçada é a levantada com uma finalidade específica.
No V.T. foram usadas principalmente para a construção do templo ( I Cr 29 ). No N.T. era usada principalmente para suprir as necessidades dos discípulos.
I Co 16:1-2
"Ora, quanto à coleta para os santos fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galiléia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar."
Fp 4:16
"Porque estando eu ainda em Tessalônica, não uma só vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades."
O que distingue a oferta voluntária da oferta alçada é que a alçada tem uma finalidade específica, a voluntária não.
Mas segundo a palavra de Deus, toda oferta de ser voluntária, ou seja espontânea, até mesmo as ofertas alçadas. Elas devem ser dadas de coração.
Ø   Ninguém pode ser forçado a contribuir. A oferta é obra de Deus no coração do homem.
A prática dos Apóstolos
O que nos chama a atenção no Novo Testamento é que os apóstolos não falavam nem pregavam sobre dízimos e sim sobre ofertas. Isto por causa do princípio de vida da Igreja.
At 2:42-47
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos."
·        Eles perseveravam no partir do pão
·        Repartiam tudo
·        Não viviam mais para si, mas para o Senhor.
Não havia necessidade dos apóstolos falarem e dar 10% quando as pessoas depositavam tudo a seus pés.
At 4:32-37
"Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade. então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que quer dizer, filho de consolação), levita, natural de Chipre, possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos"
·        Havia necessidade de dízimo ?
·        Eles ofertavam tudo.
·        Isto vai além (graça) de contribuir ou ofertar parte da renda.
·        Isto vai além  (graça) de dar 10 %
·        Significa que o que é meu é dos irmãos e que a necessidade dos irmão é a minha necessidade.
·        Significa que tudo o que é meu é do Senhor.
Para isso é necessário uma profunda operação do Espírito Santo no nosso coração levando-nos a um intenso compromisso com os irmão em amor.
Ø   É interessante observarmos que não foi nenhum deles que teve esta idéia ou decidiu mudar : "De agora em diante não daremos mais os dízimos !" . Foi obra do Espírito Santo no coração do povo.
Para isso precisamos entender que a nossa pátria está no céu e não na terra Fp 3;20 Hb 11:15-16
Em favor de quem devemos ofertar
Aos pobres e necessitados
(A igreja também tem pobres)
1)      De sua própria casa (pais, irmãos, etc.)  I Tm 5:8
2)      Aos da família da fé (irmãos)  Gl 6:10
3)      A todos os homens  (=/= de bêbados, mendigos,...) Gl 2:10
Diz respeito a sustento e vestimenta
Para a obra de Deus
1)      Na localidade
-         Para sustento dos presbíteros e diáconos   I Tm 5:17-18
-         Demonstrando gratidão.
-         Suprindo necessidades da igreja.
2)      Fora da localidade
-         Missionários obreiros e apóstolos Fp 4:14-19
Como ofertar
Qual deve ser a nossa atitude ao contribuir?
A bíblia nos ensina claramente a respeito desse assunto :
·        Dar com discrição (ser discreto) Mt 6:2-3
·        Dar livremente Lc 6:38
·        Dar como ao Senhor  II Co 8:5
·        Ser Generosos  II Co 8:2
·        Deve ser prova de nosso amor  II Co 8:24
·        Deve ser de acordo com o que temos  II Co 8:12;15
·        Deve glorificar a Deus  II Co 9:13
·        Não ser legalistas  (dar de coração)
-         Dar porque tem que dar
-         Dar para cumprir a lei  (principalmente c/ relação ao dízimo)
-         Dar para se sentir justificado
-         Sensação de dever cumprido
·        Não ser mercenário com Deus  (dar em troca de alguma benção)
·        Não ser justo aos próprios olhos
·        Ser constante nas contribuições
·        Planejar suas ofertas
·        Estar atento às necessidades dos irmãos.
(Ex.: Irmão de porto alegre - Apartamento)
A Lei da Semeadura
II Co 9:6;10
"Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará"
"Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça."
A semente e  pão
O pão é para alimento, a semente é para semear.
Nosso dinheiro também tem estas duas finalidades: Sustento e Semear (da )
No verso 6 diz :
-         Quem semeia pouco colhe pouco
-         Quem semeia muito colhe muito
É o contrário da poupança:
Poupança: "Quanto mais guarda mais tem"
Semeadura: "Quanto mais semeia (dá) mais colhe (recebe)
Ajuntar muito dinheiro não é uma boa idéia, pois não sabemos o dia de amanhã. Podemos morrer, deixar a conta cheia e perder a oportunidade de ofertar e repartir.
Lc 12:15-25 (o rico insensato)
Ec 11:1-4
"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito; porque não sabes que mal haverá sobre a terra. Estando as nuvens cheias de chuva, derramam-na sobre a terra. Caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair, ali ficará. Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará. Lançai o vosso pão sobre as águas
·        Lançai o vosso pão sobre as águas
·        Repartir, dar, abençoar os outros e ser abençoado."
·        Quem observa o vento (circunstâncias) não semeara
A oferta da viúva pobre
Mc 12:41-44
Este é um texto muito conhecido. A viúva deu apenas uma moeda e sua oferta foi considerada maior do que a dos ricos que ofertavam muito.
Ela deu 2 leptos  (1 moeda)  , talvez na hora de se usar esta moeda pouca coisa se faria com ela. Mas diante de Deus foi uma grande oferta.
Jesus explica porque:
-         Todos deram do que sobrava.
-         Ela deu tudo o que tinha para seu sustento (100%)
Aqui nos aprendemos 3 princípios para ofertar:
1) Amor
-         Ninguém mandou ela dar tudo.
-         Ela ofertou livremente
-         Era algo espontâneo, honrando a Deus e sua obra
-         Deu por amor a Deus e seu reino
2) Fé
-         Ela deu tudo, não ficou com nada, nem para o seu sustento
-         Jesus não demonstra nenhuma pena dela.
-         Ele sabia que a mulher estava acionando um princípio poderoso de Deus para o seu suprimento : a .
-         Dar quando se tem muito é fácil
-         Dar do que sobra é mais fácil ainda
-         Mas dar quando se tem necessidade exige fé.
Ø   Este é o princípio de Deus que abre as janelas do céu Ml 3:10
-         Isto significa confiar mais em Deus do que nas riquezas.
-         É ter fé que Deus proverá o meu sustento independente do dinheiro.
(Para nós é mais fácil ter dinheiro e comprar o que precisamos, mas para Deus pode ser melhor que fiquemos sem dinheiro e prendamos a depender dele e dos irmãos. Isso Quebra o orgulho do homem, contribui para o despojamento da carne, é benção espiritual.)
3) Sacrifício
-         A mulher não estava dando com a intenção de receber mais.
-         Ela estava disposta a passar privações para que outros não passassem.
-         Este é o padrão que devemos buscar no novo testamento.
-         Se as nossas contribuições não nos expõem ao sacrifício, ainda não atingimos o padrão ensinado por Jesus.
Não devemos ofertar a Deus o que não significa nada ou não valha nada para nós.